¡Cerrado!

Resumo

Foto: Leekyung Kim

Título

¡Cerrado!

Direção e dramaturgia:

Caio Silviano

Personagem

Mulher / Marta

Ano de estreia

2024 - Teatro de Conteiner (SP)

A inspiração para a criação do espetáculo vem de uma legislação em San Pedro de Atacama, no Chile, que restringe o direito de dançar em estabelecimentos licenciados devido à burocracia excessiva e aos altos custos envolvidos na obtenção das permissões necessárias.

A história se inicia com uma Mulher que, ao finalmente encontrar o Criador dos limites da América Latina, arrasta uma das linhas de seus mapas abrindo uma fresta. Este ato evoca uma entidade capaz de trafegar por tempos antigos, entrelaçar narrativas e revisitar a história da proibição da dança no deserto.

"¡Cerrado! é um grito pra fora, para ouvirmos dentro. Um enredo que salta até o Chile para olharmos o Brasil de hoje, que completa 60 anos do golpe civil militar, e tentar entender como e por que o processo de autoritarismo e o pensamento extremista na América Latina volta à tona. E como podemos usar a memória como dispositivo utópico-político dentro da cultura de frestas - política estudada por Luiz Antônio Simas e Luiz Rufino, tema componente da nossa atual pesquisa." Fala de Caio Silviano, diretor e dramaturgo do espetáculo.

A peça estreou em setembro/24 com temporada esgotada no Teatro de Contêiner, da Cia Mungunzá, e em seguida foi convidada à 38a edição do Festivale (SJC).

Críticas

Combater o oco, bailar com el buraco

Por Amilton de Azevedo - professor, pesquisador, crítico-membro da IACT (Associação Internacional de Críticos de Teatro)

Todo cerrado é sertão

Por Bob Sousa - crítico, pesquisador, jurado do prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes)

Galeria

¡Cerrado!

¡Cerrado!

¡Cerrado!

¡Cerrado!

¡Cerrado!

¡Cerrado!

¡Cerrado!

¡Cerrado!

¡Cerrado!